UHD Brasil

O Futuro da Televisão e a tecnologia de Ultra High Definition

A televisão sempre teve papel de destaque em informar, entreter e divertir. E desde os primeiros aparelhos em preto e branco, a busca tem sido por experiências cada vez mais realistas e imersivas. No momento em que sedimentamos no Brasil o sinal digital, é também hora de olharmos para o que está além do high-definition: a ultra-alta definição.

O termo diz respeito às resoluções 4K e 8K. Em ambos os casos, o consumidor tem uma experiência de imagem e áudio superiores ao que é oferecido pelo HD. Um televisor 4K tem 3.840 pixels de largura por 2.160 de altura – imagem com quatro vezes mais resolução que o HD. O aparelho em 8K, por sua vez, disponibiliza a imagem de melhor definição existente no mercado atualmente. Sua dimensão, de 7680 X 4320 pixels, tem 16 vezes a resolução de uma TV em alta definição.

Além da definição, que é a propriedade mais conhecida do padrão UHD, existem outros ganhos de qualidade que podem ser explorados, como uma maior gama de cores, variações de luz, além de áudio multicanal. Esses atributos permitem ainda mais realismo e imersão no conteúdo.